Usamos em nossas casas vários produtos e utensílios feitos dos mais diversos metais, tais como latinhas de aço como as de atum e molhos, latinhas de alumínio de refrigerante e cerveja, arames, pregos, parafusos, tampas, panelas, tampinhas de garrafa, entre outras tantas coisas. E na hora do descarte, o que fazer? Como devemos proceder? Onde descartar metais?
Os metais em geral podem ser reciclados inúmeras vezes e são 100% recicláveis, mantendo praticamente todas as suas propriedades originais após seu reprocessamento.
Onde descartar metais
Descarte-os no cesto de recicláveis ou no cesto específico (cor amarela). Não é preciso separar por tipo de embalagem ou utensílio.
- Cuidados especiais:
- Retire os restos orgânicos ou de produtos, pois as embalagens devem estar sempre vazias. Qualquer resíduo orgânico deve ser descartado no lixo comum.
- Enxague as embalagens com um pouco de água para reduzir o mau cheiro.
- Retire das embalagens rótulos de papel e separe acessórios plásticos, se houver.
Caso não haja coleta seletiva em seu domicílio, leve seus resíduos recicláveis de metal a um ecoponto ou utilize serviços de coleta específicos para metais em sua região.
Existem programas também que transformam recicláveis em benefícios ao consumidor (ex.: Moolecula), assim como aplicativos disponíveis para solicitação de coleta em sua residência (ex: Cataki, Getninjas).
Posso então descartar para reciclagem qualquer resíduo de metal?
Apesar de serem feitos com material 100% reciclável, há alguns produtos e embalagens que não devem ser descartadas para reciclagem de metais.
Um bom exemplo são as esponjas de aço, grampos e clipes de papel. Pelo fato da dificuldade na separação e coleta desses resíduos, estes não devem ser colocados para reciclagem. Devem ser descartados no lixo comum.
Destinação dos resíduos de metais
O processo de reciclagem do metal depende primeiramente das fases de coleta e separação dos materiais nos centros de triagem. Basicamente, os metais são divididos em dois grandes grupos: metais ferrosos (ferro e aço) e não ferrosos (alumínio, cobre, zinco, chumbo). Dependendo do grupo, a destinação do material reciclado segue diferentes caminhos e volta ao processo produtivo como matéria-prima.
Além disso, a reciclagem proporciona a diminuição do volume de lixo nos aterros sanitários (aumento da vida útil dos aterros) e é um importante gerador de renda para milhares de pessoas que atuam principalmente em cooperativas de catadores e recicladores.