Atualmente, o plástico é um dos materiais mais utilizados em produtos do nosso dia-a-dia, pois diversas embalagens são feitas com ele. Garrafas de vidro e as latas são substituídas por garrafas de plástico do tipo PET, por exemplo, por serem mais baratas e resistentes. O plástico quando reciclado, mantém todas as características presentes em um plástico comum. Desse modo, pode ser utilizado para outras diferentes finalidades.

A reciclagem de plástico é muito importante para evitar a poluição do meio ambiente quando o plástico é descartado em aterros, muitas vezes ilegais, lagos, rios, até mesmo oceanos e florestas.  A poluição pelo plástico afeta a qualidade do ar, do solo e sistemas de fornecimento de água, já que o material absorve diversas toxinas e pode levar até 100 anos para se decompor na natureza.

Além disso, a reciclagem pode gerar renda para famílias que atuam principalmente em cooperativas de reciclagem, recicladores e catadores. Em 2018, o faturamento bruto da indústria de reciclagem de plástico foi de R$ 2,4 bilhões, com a geração de 18,6 mil empregos e capacidade instalada de 1,8 milhão de toneladas de plásticos.

Mais da metade do plástico reciclado tem origem no uso doméstico. Dentre os principais tipos de produtos de plástico que podem ser reciclados, estão garrafas de bebida em geral, potes e tampas de embalagens, sacos, canos de pvc, para-choques dos carros, copos, pratos e outros itens descartáveis, brinquedos e produtos de limpeza.

Quando reciclados, o plástico destes produtos pode se transformar em outros tantos itens do nosso consumo diário, como:

  • PET: tecido, carpete, vassoura, embalagens de produtos para limpeza, acessórios femininos e masculinos, etc.
  • PEAD: embalagens de produtos para limpeza, tubulações de esgoto, óleo para motor, conduítes de energia, etc.
  • PVC: tubulações de esgoto conhecidas, até aqueles cones utilizados no trânsito, cabos de energia, mangueiras.
  • PEBD/PELBD: filmes, envelopes, sacos, tubulações para irrigação.
  • PP: vassouras e até baterias de carro, além de escovas, caixas, bandejas e funil para óleo.
  • PS: acessórios para escritório, placas de isolamento térmico, bandejas, entre tantos outros produtos interessantes.

Saiba mais aqui sobre reciclagem de plástico e seus derivados.

Plástico

Descarte e reciclagem de materiais termorígidos

Plástico

Descarte e reciclagem de materiais termoplásticos

Descarte e reciclagem de isopor
Plástico

Descarte e reciclagem de isopor

O isopor é 100% reciclável. Sendo composto de 2% de plástico e 98% de ar ele pode ser descartado da mesma forma como os demais resíduos sólidos feitos de plásticos. Se descartado no lixo comum ele leva até 150 anos