Os vidros não são biodegradáveis e permanecem na natureza por cerca de dez mil anos, mesmo sendo produzido por elementos naturais como sílica, presente na areia das praias, são elementos extremamente resistente às alterações climáticas, levando muito tempo para ser absorvido novamente pela natureza, assim aumentando o volume de “lixo” nos aterros sanitários.
A grande preocupação é que o vidro, depois de quebrado, se torna um material perigoso que pode causar acidentes em humanos e animais.
O vidro é 100% reciclável
Entende-se como reciclagem de vidro o processo industrial de derretimento de resíduos de vidro para a fabricação de novos produtos, na maior parte das vezes, embalagens. Vidros reciclados são misturados com matéria-prima nova e, em média, as garrafas de vidro são compostas em cerca de 70% de vidro reciclado. Dependendo da cor, esse percentual ainda pode chegar a 90%. O vidro pode ser reciclado e reutilizado várias vezes, mantendo a qualidade original.
Dessa forma, os resíduos de vidro são uma importante fonte de matéria-prima para a fabricação de novas embalagens de vidro.
Portanto, NÃO DESCARTE EM LIXO COMUM!
A importância da reciclagem de vidro
. Diminuição do volume de lixo nos aterros sanitários (aumento da vida útil dos aterros);
Com o reaproveitamento, a cada tonelada de vidro reciclado, gasta-se 70% menos de matéria-prima (recursos naturais) para fabricar mais vidro;
. Gerador de renda para milhares de pessoas que atuam principalmente em cooperativas de catadores e recicladores de vidros e outros materiais.
. Segundo a Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), a reciclagem do vidro no Brasil movimenta aproximadamente R$ 120 milhões no processo.
Como descartar vidro corretamente
Leve seu vidro reciclável bem acondicionado em caixa de papelão ou embrulhado em jornal para minimizar o risco de quebra até o destino final. Leve de preferência enxaguado, sem tampa e sem rótulo para o local de descarte (coleta seletiva ou ecopontos).
NÃO encaminhem vidros quebrados para a coleta seletiva.
Onde levar seu vidro
Coleta Seletiva
Além dos caminhões de lixo comum, moradores de 94 distritos do município recebem a coleta domiciliar de materiais recicláveis – de acordo com a prefeitura de São Paulo. Mesmo sendo ainda insuficiente, pode ser que passe um caminhão na sua rua e você nem saiba.
Ecoponto
“Ecopontos” são pontos de entrega mais conhecidos por receberem resíduos de construção, demolição e móveis velhos. Entretanto, além dos entulhos, tais locais também recebem resíduos recicláveis. Mantidos pela Prefeitura de São Paulo, os ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h. Confira a lista de endereços de todos os pontos disponíveis na cidade.
Troque por serviços
Criada em 2017, a Molécoola é um programa que transforma recicláveis em benefícios ao consumidor. Basta baixar um aplicativo, fazer o cadastro e levar o material para um ponto de entrega mais próximo. O resíduo gera uma pontuação que, quando acumulada, pode ser trocada por produtos, serviços e descontos. As opções de resgate vão desde um canudo de metal até créditos no bilhete único.
Chame um catador pelo celular
Lançado como o “Tinder da Reciclagem”, o aplicativo Cataki une quem precisa descartar materiais e quem trabalha com a reciclagem. A solução é ideal para quem não possui serviços de coleta de recicláveis próximo de casa e já está ativo em capitais, além de São Paulo. Por meio dele, é possível visualizar o catador disponível mais próximo e negociar a retirada e o pagamento pelo serviço.