Descarte e reciclagem de materiais ferrosos

No nosso dia a dia, grande parte dos resíduos de metais que descartamos são feitos de metais ferrosos, sendo os mais comuns o aço e o ferro. Estes metais, basicamente, são ligas de ferro e carbono, que podem ainda apresentar na sua composição elementos químicos como fósforo, cromo, níquel, manganês, entre outros, dependendo do produto fabricado.

Vamos detalhar abaixo sobre o descarte correto dos resíduos ferrosos.

Descarte de Latas e Embalagens de Aço e Ferro

O aço é um tipo de material ferroso muito empregado em embalagens e utensílios domésticos, o que os tornam muito ecológicos e sustentáveis. 

A lata de aço, por exemplo, além de ser 100% reciclável, pode ser facilmente separada de outros materiais através de um processo magnético, facilitando a triagem para reciclagem. 

A lata de aço oferece várias vantagens, principalmente como embalagem de alimentos. Ela dispensa os conservantes químicos, sendo que o procedimento para produção de um alimento enlatado é totalmente natural e esterilizado, ficando intacto até a hora do consumo. São seguras, resistentes e práticas. Sem falar que o processo de armazenamento é eficaz contra as ações dos roedores e outros insetos. 

Habitualmente, usamos em nossas casas embalagens (latas) de aço em diversos produtos que consumimos, tais como:

  • Latas de molhos e cremes (molho e extrato de tomate, leite condensado, creme de leite, chantili etc.);
  • Latas de qualquer alimento em conserva (legumes, peixes, frutas em calda, doces em conserva etc.);
  • Latas de óleo vegetal (para cozinhar) e azeites;
  • Latas com produtos cosméticos (cremes, hidratantes, protetores solares, gel de todos os tipos etc.) e de limpeza;

Além das latas, temos vários outros produtos domésticos onde o aço e o ferro são utilizados ou aplicados, tais como:

  • Tampinhas de garrafa;
  • Parafusos, roscas, ferramentas em geral;
  • Pinças, chaves, clipes, grampos etc.

A importância da reciclagem de embalagens e utensílios de aço

Segundo a ABEACO (Associação Brasileira de Embalagens de Aço), a lata de aço é 100% sustentável porque é reciclável e reutilizável, trabalha constantemente a redução nos níveis de CO2 no processo de fabricação e limita o uso de combustíveis fósseis. As empresas fabricantes destas embalagens buscam constantemente avançar tecnologicamente na redução do peso da lata para que se gerem menos resíduos pós-consumo.

O aço está entre os materiais mais reciclados no mundo, mais de 427,5 milhões de toneladas são recicladas por ano em todo o planeta. As próprias indústrias que utilizam o aço como matéria-prima estimulam a coleta e a reciclagem deste material, porque dependem da sucata para fazer um novo aço. O aço reciclado volta ao mercado em forma de automóveis, vigas, arames e principalmente latas para os mais diversos usos, não apresentando perda de qualidade em relação ao aço original.

Destinação 

A lata, quando coletada e destinada corretamente, vai para a usina siderúrgica ou fundição, sendo reutilizada como matéria-prima podendo retornar infinitas vezes ao processo de fabricação sem que perca as características mecânicas do material. Os números provam essa superioridade ao apontar que 60% do aço mundial é fabricado a partir da própria sucata de aço.

A lata de aço proporciona muita facilidade na separação entre materiais orgânicos e não orgânicos pela atração magnética, facilitando a seleção de resíduos.

A embalagem de aço leva em média cinco anos para se decompor naturalmente, se for destinada a aterros. Voltando à sua forma original (óxido de ferro), não polui ou compromete o solo nem o ambiente.

Como descartar embalagens (latas) de aço e outros utensílios

Descarte-os no cesto de recicláveis ou no cesto específico (cor amarela). Não é preciso separar por tipo de embalagem ou utensílio.

  • Cuidados especiais para latas e embalagens:
    • Retire os restos orgânicos ou de produtos, pois as latas devem estar sempre vazias. Qualquer resíduo orgânico deve ser descartado no lixo comum. 
    • Enxague as embalagens com um pouco de água para reduzir o mau cheiro.
    •  Retire das embalagens rótulos de papel e separe acessórios plásticos, se houver.

Caso não haja coleta seletiva em seu domicílio, leve seus resíduos recicláveis de metal a um ecoponto ou serviços de coleta domiciliar específicos para metais em sua região.

Posso descartar para reciclagem qualquer embalagem de aço e ferro?

Apesar de serem feitos com material 100% reciclável, há alguns produtos e embalagens que não devem ser descartadas para reciclagem de metais.

Um exemplo importante são as embalagens de aço de produtos químicos (tintas, medicamentos, venenos de qualquer tipo) e aerossóis. Veremos a seguir como devemos descartar corretamente esses materiais para não prejudicar nosso meio ambiente.

Descarte de latas de aço de aerossóis e de produtos químicos

Latas de aerossol geralmente são utilizadas como embalagem de inseticidas, desodorantes, medicamentos, tintas, entre outros produtos. Na maioria dos casos essas embalagens podem conter resíduos de elementos químicos perigosos, como o zinco, chumbo, manganês, cádmio, níquel e mercúrio. O descarte incorreto destas embalagens pode trazer riscos para a saúde e contaminar o meio ambiente.

As empresas fabricantes desse tipo de material, assim como indústrias que utilizam muito aerossol em sua operação, como as automotivas que usam spray de óleo e tintas na fabricação e manutenção de veículos, devem fazer a logística reversa desses produtos. O processo garante a reciclagem dos materiais e seu retorno à cadeia como matéria-prima, conforme determina a Lei Federal nº 12.305, da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Segundo a empresa Dinâmica Ambiental, especializada em soluções para descaracterização e destinação correta de todos os tipos de aerossóis e produtos inservíveis, no Brasil, o consumo de aerossol chega a aproximadamente 415 milhões. No entanto, somente 1% disso segue para destinação correta, sendo reciclado.

Como descartar latas de aerossóis 

Geralmente, as latas de aerossol são descartadas no lixo comum. Certifique-se de que a lata esteja realmente vazia, não contendo líquido algum. Desta forma, não haverá problema para as empresas de coleta. Caso contenha ainda algum líquido, pode ocasionar explosões dentro do caminhão da coleta.

Contudo, as latas de aerossóis podem também ser recicladas. Para o descarte correto, certifique-se de que a lata esteja realmente vazia. Nunca descarte para reciclagem aerossóis com líquido dentro. Se a embalagem tiver alguma tampa de plástico, pode retirar e jogar no lixo reciclável de sua casa. Leve as latas vazias (de preferência enxaguadas em água) para serem descartadas nos locais que aceitem o produto. Pesquise pontos de coleta em sua cidade. 

Descarte de peças e utensílios de aço inoxidável

As peças de aço inoxidável são produzidas para ter uma vida útil longa. No entanto, haverá o momento que o produto chegará ao fim de sua vida útil ou quando resolvemos fazer “aquela” reforma e queremos tudo novinho!

Usamos em nossas casas muitos artigos feitos de aço inoxidável ou que tenham aço inoxidável na sua elaboração:

  • Talheres e utensílios de mesa;
  • Baixelas, bandejas e potes;
  • Bules, açucareiros, saleiros etc;
  • Copos, garrafas, jarras etc
  • Torneiras, argolas, puxadores, barras de segurança e outros utensílios de cozinha, lavanderia e banheiro;
  • Fogões, geladeiras, freezers e outros eletrodomésticos.

Quando esse momento chegar, descarte esses utensílios de forma consciente. O aço inoxidável é teoricamente 100% reciclável e sua longa vida útil torna seu desempenho ambiental muito melhor que outros materiais ferrosos. 

Como descartar utensílios de aço inox

Se os utensílios estiverem em boas condições de uso, dê preferência na doação para instituições de caridade ou pessoas que conheça que possam reutilizar os artigos.Caso contrário, leve seus utensílios a um ecoponto ou chame algum serviço de coleta domiciliar específico em sua região. Os principais elementos de liga do aço inoxidável (cromo, níquel e molibdênio) são todos altamente valiosos e podem ser facilmente obtidos e separados de outros materiais.

Referências:

http://www.abeaco.com.br/sustentabilidadetexto.html

https://www.infoescola.com/ecologia/reciclagem-de-metais/

https://www.dinamicambiental.com.br/blog/reciclagem/latas-de-aerossol/

Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS https://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/politica-nacional-de-residuos-solidos