A madeira é um material orgânico, por isso, não é possível fazer sua reciclagem, mas pode ser totalmente reutilizada. Os resíduos da madeira podem ser aproveitados sendo utilizados de forma criativa e sustentável como pallets e objetos para transporte de mercadorias ou ainda como fonte de energia, a biomassa.
As sobras da madeira também se transformam em produtos que podem ser reutilizados e comercializados em forma de móveis ou objetos decorativos.
Mesmo sendo biodegradável, e se decompondo em questão de meses, não devemos descartá-la no lixo comum, pois o impacto desse descarte é a necessidade de desmatamento de mais florestas para a produção de novos produtos que poderiam ser originados da reutilização da madeira.
Objetos pequenos usados no dia-a-dia como objetos de decoração e utensílios domésticos que estejam muito sujos ou impregnados com os resíduos orgânicos devem ser descartados no lixo comum, no entanto, se estiverem limpos, devem ser descartados no lixo reciclável.
E mesmo objetos grandes como móveis, armários, portas, rejeitos de construção, entre outros, todos podem ser reaproveitados desde que descartados de forma correta e em locais que trabalham com a recuperação ou com os processos de reciclagem da madeira.