Qualquer tipo de móvel pode ser reutilizado
Os móveis são mais comumente reutilizados do que reciclados. Isto porque é possível restaurar um móvel com técnicas simples e uma boa dose de criatividade. Assim, a sua reforma e reutilização se confunde popularmente com o processo da reciclagem. Os móveis muitas vezes são compostos de diversos tipos de materiais – madeira, ferro, tecidos, alumínio – e, por isso, a reciclagem de um móvel compreende uma variedade de processos diferentes tornando-a mais cara.
Por isso, é necessário entendermos o grande impacto que provocamos no meio-ambiente sempre que descartamos um móvel de forma inadequada.
O impacto do descarte incorreto de móveis
Por serem objetos muito grandes, muitas vezes não é possível descartar móveis no lixo reciclável – mesmo que seja o lixo maior de um condomínio, por exemplo – ou não é possível levar o móvel a um local que realize o descarte adequado, por falta de meio de transporte da pessoa física comum. Por isso, infelizmente, muitas pessoas, somente deixam seus móveis nas ruas, calçadas e terrenos baldios.
Por mais que a intenção de deixar os móveis na calçada seja para que o mesmo venha a ser recolhido pela coleta seletiva ou por quem precise, eles podem permanecer ali por semanas, pois os lixeiros comuns não podem leva-los. A coleta de lixo regular só permite carregar o lixo devidamente ensacado e com peso até 50kg. Sendo assim, os móveis poluem a paisagem, viram foco de doenças pois servem de abrigos para insetos e roedores, atravancam a passagem de pedestres e carros, contribuem para enchentes pois entopem as saídas de água e bueiros, além do que podem acabar boiando em rios e córregos. Este tipo de descarte é irregular, considerado crime ambiental e sujeito à multa de mais de R$10 mil em caso de flagrante.
Por isso a melhor opção é destinar os móveis para reuso ou reciclagem pois é muito fácil, na maior parte das vezes, sai de graça ou você pode até mesmo lucrar com a venda de um móvel usado.
Descarte para reciclar, doe ou venda seus móveis
Para descartar seus móveis você pode utilizar o serviço gratuito da prefeitura da sua cidade que provê caminhões passando nos bairros em dias e horários pré-determinados. No dia determinado você pode deixar o móvel na frente da sua calçada.
Outra alternativa para descartar corretamente é levar o móvel a um ponto de entrega voluntária (PEV), ou ecoponto, que recebe especificamente este tipo de objeto. Nesses locais é possível descartar até 1 m³ de entulho, podas e móveis, diretamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo.
Outros locais e cooperativas também fazem a coleta de móveis seja para fazerem o desmanche e reciclagem das partes ou ainda para serem reformados e revendidos.
Algumas entidades não governamentais, as ONGs, também prestam esse tipo de serviço e, ou não cobram por ele ou cobram uma taxa simbólica. Assim você pode doar o seu móvel usado em bom estado para quem precisa e poderá usá-lo ou ainda vende-lo após reformá-lo. Mas é importante que o doador se certifique que o móvel possa realmente ser reutilizado porque a doação não é um meio de descarte de lixo.
Você também pode contar com a ajuda de empresas privadas que cobram pelo serviço de retirada de móveis e outros rejeitos de grande porte. Após ser recolhido, o móvel é desmontado e suas peças são encaminhadas para parceiros da empresa para uma desmontagem. Algumas seguradoras também provêm esse tipo de serviço aos seus clientes, consulte a sua para obter informações.
Mais uma alternativa é a venda do seu móvel usado para ser reformado ou utilizado por alguém interessado. É possível achar vários interessados em sites na internet especializados em compra e venda de objetos usados em bom estado, quer seja para uso próprio ou para reforma e posterior revenda. Procure por sites confiáveis que checam a idoneidade do anunciante e do comprador e tomam precauções para que a transação de compra e venda ocorra de modo seguro para ambas as partes.
Confira aqui os links de sites da Prefeitura de São Paulo, cooperativas e empresas que realizar a coleta e descarte de móveis.
Referências
https://casa.abril.com.br/moveis-acessorios/como-descartar-ou-doar-um-movel-velho/