MADEIRA

A madeira não é reciclável, mas ela é 100% reaproveitável

A madeira é um material orgânico, por isso, não é possível fazer sua reciclagem. A reciclagem consiste em retornar um material à sua forma original após passar por processos artesanais ou industriais. Por isso, a madeira pode somente ser reutilizada para fabricação de outras peças de madeira. Essa reutilização se confunde popularmente com a reciclagem de madeira.

Desde sua origem, quando a madeira é retirada das florestas, ela gera resíduos. O mesmo ocorre quando é transportada ou ainda quando é trabalhada nas serrarias e na indústria. Estes resíduos podem ser aproveitados sendo utilizados de forma criativa e sustentável como pallets e objetos para transporte de mercadorias ou ainda como fonte de energia, a biomassa

As sobras da madeira se transformam em produtos que podem ser reutilizados e comercializados em forma de móveis ou objetos decorativos.

Mas se a madeira não for corretamente descartada, ela pode se tornar um grande problema para as florestas.

O impacto do descarte incorreto da madeira

Sendo biodegradável, a madeira se decompõe em média em 6 meses sendo que a madeira pintada leva até 15 anos. Mesmo se decompondo rapidamente em seu estado natural ela não deve ir para lixões e aterros sanitários. Quando isso ocorre significa que novas árvores serão derrubadas para fazerem novos produtos que poderiam ter sido feitos com a madeira já utilizada. Então não é uma questão de impacto no meio-ambiente após o uso da madeira, mas sim, de impacto direto nas florestas, na origem do material.

Por isso é tão importante nos preocuparmos com a reutilização da madeira antes de optar pelo descarte convencional pois assim estaremos contribuindo para uma menor necessidade de desmatamento. Quanto mais reaproveitarmos, maior será a preservação do nosso meio-ambiente.

Vamos entender como podemos reaproveitar a madeira de forma consciente.

Como descartar a madeira corretamente

Infelizmente objetos de madeira usados como palitos de fósforo, de dentes, de sorvete, de churrasco e hashi (palito oriental) devem ser jogados no lixo comum pois contém resíduos orgânicos e não podem ser mais reciclados. Mas, se não tiverem sido usados podem ser descartados, sim, no lixo reciclável e, caso haja coleta seletiva no seu bairro, você deverá descartá-los na lixeira preta.

Qualquer espécie de madeira pode ser reutilizada e em qualquer formato, mesmo os mais rústicos, incluindo galhos de árvores, caixotes e sobras de construção e reformas. Produtos de maior volume como esses ou até mesmo móveis, não necessitam de nenhum preparo para serem descartados.

Se você preferir, pode usar sua criatividade para reutilizar qualquer item de madeira que tenha “sobrado” na sua casa ou que realmente já esteja muito usado e precise de uma restauração.

Você também tem a opção de descartar as peças maiores usando o serviço de coleta domiciliar seletiva (ou coleta diferenciada) da sua cidade. Na cidade de São Paulo, por exemplo, existe coleta domiciliar seletiva realizada por cooperativas e concessionárias em todo o município. Consulte no site da Prefeitura de São Paulo ou o site da Prefeitura da sua cidade as informações sobre este serviço, dia e o horário da sua região.

Onde descartar a madeira corretamente

Caso você não tenha o serviço de coleta seletiva disponível para o seu bairro ou na sua cidade, você poderá levar o material a um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), ou ecopontos

A Prefeitura de São Paulo também possui um website informativo sobre reciclagem em geral. Você pode acessar o ReciclaSampa e localizar o local de reciclagem de madeira mais próximo da sua casa. 

Algumas cooperativas também podem fazer a retirada do material na sua casa. Outras formas de descartar a madeira pode ser filiando-se a programas que transformam recicláveis em benefícios ao consumidor ou ainda acessando aplicativos de catadores.

Existem empresas especializadas no recolhimento e destinação da madeira proveniente de sobras de obras e reformas, seja residencial ou comercial, que se responsabilizam pelo retorno da madeira à cadeia produtiva como produto reciclado.

Todos esses locais trabalham a madeira da forma correta para que seja totalmente reaproveitada em suas mais variadas formas.

Confira aqui os links de sites da Prefeitura de São Paulo, cooperativas e empresas que realizar a coleta e descarte do isopor.

Como é feita a reciclagem da madeira e em que ela pode ser transformada

A madeira que chega nas cooperativas é primeiramente separada e triada. Depois são removidos pregos, parafusos e as demais peças de outros materiais. Em seguida, a madeira é triturada e transformada em serragem para ser reutilizada como: 

  • adubo na agricultura, ao adicionar lascas de madeira à serragem;
  • peças compensadas de MDF principalmente móveis como estantes, sofás, armários e mesas;
  • pallets sustentáveis para facilitar e otimizar o transporte de mercadorias reduzindo custos das empresas do setor logístico e melhorando a organização de seus produtos.
  • acabamentos e outros usos na indústria da construção.
  • forro de piso dos abrigos de animais e até mesmo pode ser transformada em celulose para a produção de certos tipos de papel. 

Outros processos de transformação da madeira permitem que a madeira em toras, serragem, cavacos e outros formatos formem a biomassa, fonte completamente limpa que, ao ser queimada, se transforma em energia elétrica. No processo de combustão os restos de madeira produzem calor e eletricidade. No processo de gaseificação a biomassa é convertida em combustível na forma gasosa e depois utilizado na geração de energia e indústria química. No processo de fermentação há a desintegração da biomassa com uma bactéria anaeróbica e o resultado é utilizado para geração de eletricidade e nas indústrias para purificação de lixo e esgoto.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *